Projeto de Vida – PNLD 2021

[ícone para clique “Projeto de Vida – PNLD 2021”]

[Arte: inserir imagem da capa aprovada no PNLD]

A adolescência é considerada uma fase bastante complexa para boa parte dos jovens. As mudanças físicas, mentais e emocionais afloram nesse período – nem sempre de maneira orgânica –, causando uma série de dúvidas e aflições.

É nessa fase que o jovem começa a construir uma personalidade e também um Projeto de Vida, que será lapidado e complementado ao longo da sua trajetória.

Além disso, há uma necessidade crescente no sentimento de pertencimento desse jovem, e cabe a ele descobrir esse “lugar” em que quer SER e ESTAR. A escola, a comunidade e a família são os eixos catalisadores para o crescimento desse grupo tão vulnerável.

Os autores Reinaldo Domingos e Maria Elizabeth Seidl Machado construíram uma obra em que procuram fazer o jovem entender o seu lugar no mundo – direitos e deveres – e também compreender que a Educação Financeira pode ser o diferencial entre iniciar a vida adulta – e passar a vida inteira – endividado ou aprender a respeitar o próprio dinheiro e a prosperar enquanto atinge a maioridade.

Em um volume único, com 12 capítulos divididos em três partes, os autores apresentam a descoberta do “eu”, o encontro com o outro, e por fim, a busca pela compreensão do mundo que rodeia esse jovem. O manual do professor foi pensando de maneira que o aluno passe pelas três partes e inicie, desde as primeiras aulas, o seu Projeto de Vida. Ao longo do material, há dois projetos que coloca a comunidade ao redor da escola e as famílias dos estudantes no centro das ações e realizações. E, por fim, os vídeos foram produzidos de maneira a conversar diretamente com o professor, trazendo ferramentas e discutindo ações que podem colaborar na condução e aprimoramento da aprendizagem.