





Um estudo divulgado em 2017 pelo Instituto Ayrton Senna revelou que quase 3
milhões de jovens com idade entre 15 e 17 anos abandonam a escola a cada
ano. A principal queixa dos estudantes está na falta de conexão entre o
conteúdo abordado nas aulas e a realidade deles.
Pensando nesse público e buscando alternativas para a evasão escolar, em 14
de dezembro de 2018, o Ministério da Educação homologou o documento da
Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio com o objetivo
de tornar a escola mais atrativa, reforçando o compromisso com a educação
integral, em que se incluem os pilares cognitivo, social, emocional e ético.
A ideia é deixar de lado aquela escola mais conteudista e criar um espaço em
que os estudantes se tornem protagonistas da própria aprendizagem. Uma
dessas mudanças é a implementação, para 2021, do Projeto de Vida.
milhões de jovens com idade entre 15 e 17 anos abandonam a escola a cada
ano. A principal queixa dos estudantes está na falta de conexão entre o
conteúdo abordado nas aulas e a realidade deles.
Pensando nesse público e buscando alternativas para a evasão escolar, em 14
de dezembro de 2018, o Ministério da Educação homologou o documento da
Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio com o objetivo
de tornar a escola mais atrativa, reforçando o compromisso com a educação
integral, em que se incluem os pilares cognitivo, social, emocional e ético.
A ideia é deixar de lado aquela escola mais conteudista e criar um espaço em
que os estudantes se tornem protagonistas da própria aprendizagem. Uma
dessas mudanças é a implementação, para 2021, do Projeto de Vida.
O que é Projeto de Vida?
Desenvolver no jovem o autoconhecimento, fazendo uma investigação de si mesmo para que
ele possa se tornar sujeito da própria vida com autonomia, ética e valores.
Desenvolver no jovem o autoconhecimento, fazendo uma investigação de si mesmo para que
ele possa se tornar sujeito da própria vida com autonomia, ética e valores.





Com as mudanças previstas para o novo Ensino Médio, o professor passará a
ser um catalisador das questões trazidas pelos estudantes e poderá ampliar
ainda mais o conhecimento da turma. A partir de temas atuais e
contemporâneos, caberá ao professor trabalhar o desenvolvimento humano
nos jovens.Entre esses temas estão: meio ambiente, cidadania, mercado de trabalho e
educação financeira.
ser um catalisador das questões trazidas pelos estudantes e poderá ampliar
ainda mais o conhecimento da turma. A partir de temas atuais e
contemporâneos, caberá ao professor trabalhar o desenvolvimento humano
nos jovens.Entre esses temas estão: meio ambiente, cidadania, mercado de trabalho e
educação financeira.

A adolescência é considerada uma fase bastante complexa para boa parte dos jovens. As
mudanças físicas, mentais e emocionais afloram nesse período – nem sempre de maneira
orgânica –, causando uma série de dúvidas e aflições. É nessa fase que o jovem começa a
construir uma personalidade e um Projeto de Vida, que será lapidado e complementado ao
longo da sua trajetória. Além disso, há uma necessidade crescente no sentimento de
pertencimento desse jovem, e cabe a ele descobrir esse “lugar” em que quer SER e ESTAR. A
escola, a comunidade e a família são os eixos catalisadores para o crescimento desse grupo tão
vulnerável.Os autores Reinaldo Domingos e Maria Elizabeth Seidl Machado construíram uma obra que
permite ao jovem entender o seu lugar no mundo. Em um volume único, com 12 vivências
estruturadas em capítulos divididos em três unidades temáticas (Identidade, Alteridade e
Multiplicidade), os autores apresentam a descoberta do “eu”, o encontro com o outro e, por
fim, a busca pela compreensão do mundo que rodeia esse jovem. Além disso, ao longo do
material, há dois projetos que colocam a comunidade ao redor da escola e as famílias dos
estudantes no centro das ações e realizações.
mudanças físicas, mentais e emocionais afloram nesse período – nem sempre de maneira
orgânica –, causando uma série de dúvidas e aflições. É nessa fase que o jovem começa a
construir uma personalidade e um Projeto de Vida, que será lapidado e complementado ao
longo da sua trajetória. Além disso, há uma necessidade crescente no sentimento de
pertencimento desse jovem, e cabe a ele descobrir esse “lugar” em que quer SER e ESTAR. A
escola, a comunidade e a família são os eixos catalisadores para o crescimento desse grupo tão
vulnerável.Os autores Reinaldo Domingos e Maria Elizabeth Seidl Machado construíram uma obra que
permite ao jovem entender o seu lugar no mundo. Em um volume único, com 12 vivências
estruturadas em capítulos divididos em três unidades temáticas (Identidade, Alteridade e
Multiplicidade), os autores apresentam a descoberta do “eu”, o encontro com o outro e, por
fim, a busca pela compreensão do mundo que rodeia esse jovem. Além disso, ao longo do
material, há dois projetos que colocam a comunidade ao redor da escola e as famílias dos
estudantes no centro das ações e realizações.
Com uma linguagem moderna e estimulante, a obra Juventude Plural: Projeto de Vida
apresenta as etapas da construção do conhecimento demarcadas por seções claras e com
objetivos bem definidos. Com temas relevantes ao universo do jovem estudante brasileiro e
número de capítulos diferentes em cada unidade temática, a obra permite diferentes
combinações garantindo a autonomia do professor e a articulação com diferentes realidades e
juventudes.





















Meu trajeto: como o nome já revela, essa subseção propõe ao estudante apropriar-se do
trajeto percorrido. A apropriação ocorre de maneira legítima quando o sujeito tem a
oportunidade de tomar para si a experiência que viveu, misturando-a com suas vivências
anteriores, valorizando as crenças e transformando todos esses elementos em algo novo, que
vai ser devolvido para o mundo por meio de novos pensamentos, sentimentos,
comportamentos e ações, alinhados ao que se espera para o futuro.
trajeto percorrido. A apropriação ocorre de maneira legítima quando o sujeito tem a
oportunidade de tomar para si a experiência que viveu, misturando-a com suas vivências
anteriores, valorizando as crenças e transformando todos esses elementos em algo novo, que
vai ser devolvido para o mundo por meio de novos pensamentos, sentimentos,
comportamentos e ações, alinhados ao que se espera para o futuro.
Temática e sugestão de uso da obra



São muitos os caminhos e escolhas possíveis para o professor organizar o planejamento.
Levando em consideração um plano anual organizado por bimestres, nossa sugestão para o
desenvolvimento do projeto é de trabalhar um capítulo por bimestre, isto é, oito aulas para o
cumprimento das dez seções propostas, mas duas seções, certamente, vão se estender por
mais de uma aula: as que envolvem pesquisas e práticas com a participação da comunidade
escolar. Já para um planejamento que organiza o ano por trimestres, sugerimos que, no
primeiro trimestre, sejam trabalhados dois capítulos, e que essa escolha seja pautada no nível
de complexidade e na possibilidade de integração de temas/ações das atividades práticas
sugeridas na seção Realidade em prática.
Levando em consideração um plano anual organizado por bimestres, nossa sugestão para o
desenvolvimento do projeto é de trabalhar um capítulo por bimestre, isto é, oito aulas para o
cumprimento das dez seções propostas, mas duas seções, certamente, vão se estender por
mais de uma aula: as que envolvem pesquisas e práticas com a participação da comunidade
escolar. Já para um planejamento que organiza o ano por trimestres, sugerimos que, no
primeiro trimestre, sejam trabalhados dois capítulos, e que essa escolha seja pautada no nível
de complexidade e na possibilidade de integração de temas/ações das atividades práticas
sugeridas na seção Realidade em prática.
Ressaltamos que a única exigência que o material impõe ao planejamento docente refere-se
ao Capítulo 12 – Projeto de vida, pois este foi concebido com o objetivo de resgatar as
vivências apresentadas ao longo do material e auxiliar o estudante a “costurar” as
aprendizagens adquiridas equilibrando expectativas e realizando ajustes em seu Projeto de
vida, ao mesmo tempo que reforça e incentiva o hábito de planejar para além das atividades
escolares, e, por isso, dever ser o último a ser concluído na 3ª série. Veja um exemplo de
combinação para as três séries no quadro:
ao Capítulo 12 – Projeto de vida, pois este foi concebido com o objetivo de resgatar as
vivências apresentadas ao longo do material e auxiliar o estudante a “costurar” as
aprendizagens adquiridas equilibrando expectativas e realizando ajustes em seu Projeto de
vida, ao mesmo tempo que reforça e incentiva o hábito de planejar para além das atividades
escolares, e, por isso, dever ser o último a ser concluído na 3ª série. Veja um exemplo de
combinação para as três séries no quadro:




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